07/09/2018

Suscetíveis

🐱‍👤
Histeria coletiva não é algo difícil de entender. Todo mundo que está entre amigos dá uma relaxada e, digamos, entrega as rédeas de sua consciência à situação social: tudo fica mais engraçado, ou mais triste... o que era assustador pode tornar-se enfrentável e vice-versa. No quesito de intensificação de emoções, é uma hipnose em sentido estrito.

Do mesmo jeito que não dá graça dançar a Macarena sozinho, quase não se conhece história alguma de pessoa possessa que tenha "surtos demoníacos" sozinha em casa. 

A situação só ocorre entre pessoas e fica mais monstruosa quanto mais pública se torna. A grande possessão coletiva das Ursulinas de Loudun, onde de tudo de mais assustador ocorria e tudo não passou de simulação inconsciente, quando os padres passaram a administrar as curas na rua e em público, o contágio psíquico suplantou as paredes do convento e tomou a cidade.

O terror psicológico é hoje estimulado pela leitura de obras de exorcistas pra lá de inconsequentes que - sem discutir agora a veracidade dos fatos - JAMAIS deveriam ser vendidos a qualquer um. Estou já cansado de tanto desfazer com conselhos o tanto de pessoas que desenvolvem pavores e neuroses após terem lido a coleção do pe. Amorth.
Mario Umetsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. 💁‍♂️