08/09/2018

Santo Padre José de Anchieta



👼

Anchieta - meu santo favorito - acolitava em todas as missas possíveis, e também sofreu um acidente onde uma pesada escada caiu sobre ele. Disso tudo decorreu que desde jovem ele teve uma acentuada escoriação na coluna e ficou corcunda.

Veio ao Brasil sob uma franca aposta: 
encontrar um clima melhor pra viver ou morrer na viagem intercontinental. Aqui chegando, logo tratou de subir a minha amada Serra do Mar, rumo a São Bernardo do Campo (então Santo André da Borda do Campo)... escalando, engatinhando. Trabalho hard para um doente semi-anão que mal andava.

Os que olhavam embasbacados para o franzino seminarista não compreendiam tamanha disposição e energia. Um superior da Europa lhe perguntou sobre a saúde, e Anchieta respondeu textualmente: me esqueci!

Choro de rir dessa cena. Mas nunca cruzo a Serra do Mar sem pensar em Anchieta fazendo o seu rapelzinho básico ali. Ele é um dos meus poucos orgulhos de ser brasileiro e ter vivido no litoral paulista.

Mario Umetsu


Benedito Calixto -“o Poema à Virgem, de Anchieta” (1920)
➖➖






















  • José Ciotti - Padre José de Anchieta (1982)
  • Em 1982, em comemoração à beatificação de José de Anchieta, o pintor de origem friulana José Ciotti (1898-1991) fez para o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, um retrato de Anchieta. O artista retomou vários motivos iconográficos clássicos: o apóstolo, o milagreiro, o devoto de Nossa Senhora, o poeta. A antiga residência, hoje santuário, onde o bem-aventurado Anchieta faleceu, está retratada no canto inferior ao fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. 💁‍♂️