09/09/2018

Crenças, bruxas...

🐱‍👤

► A crença de que bruxas viajavam sobre vassouras ou montadas em animais-demônios, transformavam-se em moscas para matar o gado, controlavam as forças da natureza e armavam sabbaths um dia foi generalizada no pensamento europeu. 
O genial Del Rio foi um moralista católico que cria incondicionalmente em tudo isso, não obstante os documentos oficiais da Igreja no plano moral obstruíssem essas crenças e ele os protestasse. 
Recordo que o próprio teólogo narra que quando se dispôs a observar tais fatos espetaculares, não viu nada além de umas mulheres deitadas no chão e dormindo, o que sua obstinação fez-lhe crer - inventar na hora - que só "espiritualmente" as bruxas voavam para um tal lugar fazer suas comilanças e orgias com demônios. Jamais esse lugar foi encontrado por ninguém.
✍️
Os modernos teólogos e exorcistas que atribuem fé a fatos mal narrados e diametralmente contrários ao pensar do magistério correspondem a uma escola de pensamento oriunda de Del Rio e Torreblanca. Repetem as mesmas histórias, crêem no poder mágico da ordem de palavras (Duarte Lara); dão crédito e destaque a relatos absurdos de coisas que, tal como Del Rio, só ouviram dizer (Gabrielle Amorth) como o caso do homem que se transforma em gato... 

📚 A imaginação é patrimônio pessoal de cada indivíduo. Mas como a saúde mental é dos mais importantes, muitos livros deveriam sumir das prateleiras seculares e especialmente católicas.

Mario Umetsu




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. 💁‍♂️