15/10/2019

Estudos e Fé

Mario Umetsu: estudos e Fé

Reparem e reconheçam que muitas são as pessoas que declinam na tranquilidade e na vida espiritual desde que começam a estudar moral, patrística, escolástica. Quanto mais estudam a literatura católica, menos católicos ficam.

Diversos são os fatores que explicam o caso: falta de preparo, inversão na ordem de prioridades, TOC-escrúpulos, falta de assistência médica que faz o doente acreditar que Deus lhe trará a cura através do esforço dos estudos, literatura impressionante, pressão grupal e veneração inconsciente de personalidades vivas.

Convido a completarem o quadro.

Mario Umetsu

Mario Umetsu: reestudar 

Galera lê Chico Xavier, Zibia Gasparetto, Tarot a vida inteira, e depois que fica velho e vira católico, não reestuda o tema e transfere tudo o que sua inocência foi capaz de acreditar em demônios. A partir de fatos que sequer existiram.

Não existe, não é possível, não é aceitável a atuação demoníaca PROVOCADA. A vontade do homem pode causar-lhe o pecado, mas jamais provocar o sobrenatural. Crer em pactos e invocações está proibido até pelo Plenário da América Latina que de acordo com a Tradição, contradiz o que foi pressuposto por alguns exorcistas semi-macumbeiros do século XIII em diante.

Mario Umetsu


Debate: atuação demoníaca -

Marcos - Não seria possível que o diabo atuasse não por causa das feitiçarias, mas para enganar o feiticeiro fazendo-o pensar que sim?

Mario Umetsu Por atuação espontânea sim, mas não porque fora invocado, evocado ou por alguma força de "pacto", que também não existe.

Marcos - Sim, por ele mesmo eu quero dizer.  O diabo gosta de mostrar poder. E se hipertrofiarem o poder dele, melhor ainda.

Mario Umetsu Deve ser possível.

Marcos - É do interesse dele manter as almas aprisionadas no paganismo. Então não custaria nada ele fazer parecer que essas práticas realmente funcionam.

Mario Umetsu Para isso há que considerar até que ponto Deus permitirá que uma pessoa, por quaisquer que sejam seus motivos, seja enganada de maneira incoercível pelo demônio.

Interessa ao Mal a perdição eterna mas interessa para Deus a Salvação, e é Ele quem dirige o mundo, e dirige "com suavidade", conforme o Livro da Sabedoria.
 

(...)

Filipe – Marcos, pois é, o problema é que muitas manifestações ditas espirituais, são fenômenos psicológicos que muitos encaram como algo sobrenatural. Uma coisa verdadeiramente sobrenatural, precisa ser algo fora da nossa capacidade, e o que temos visto atualmente é muito uso da hipnose, da hipnofrenose, e entre outros. Ou seja, a pessoa fala algo, a outra bota na cabeça e acontece. Ou seja, o PODER DO VERBO, o poder da palavra.

Gabriel - Diabo é mágico, não é à toa que as cobras do faraó morreram (isso assumindo que conseguiram criar cobras do cajado)

Filipe – Gabriel, aquilo foi truque, que qualquer mágico hoje pode fazer, por que será que os magos do faraó não fizeram o mar se abrir? kkkkkkkkkkk

Mario Umetsu De fato tratou de ilusionismo, assim como o episódio da pitonisa de Endor, que os egípcios traduziram por "farsante" e "ilusionista".

Mario Umetsu Aliás, a própria bíblia nega a feitiçaria, chegando até ao sarcasmo.

Mario Umetsu "Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias, em que trabalhaste desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito, ou se porventura te podes fortalecer"
Isaías 47,12

Mario Umetsu "A arte dos mágicos se mostrou ilusória, e esta sabedoria, a que eles pretendiam, evidenciou-se vergonhosamente como falsidade."
Sabedoria, 17; 7.

Jean B Mario Umetsu Sua ciência pode explicar por que chove?
Mario Umetsu “Mas é claro que é demônio” (i).
Jean B Uma vez minha mãe forçou a teoria de que raios eram demônios caindo na terra.
Mario Umetsu Tertuliano cria que moravam nas águas.

Mario Umetsu A questão é a magia em si (através do diabo ou não), em que termos se daria, se é possível ou não; e não a existência do demônio.

Que ele existe, existe. Mas não pode fazer nada por provocação. Só espontaneamente.

E aqui estou respondendo a quem tiver interesse. (...)

Jean B Tem tbm aquela questão de Samuel e crônicas. Onde um fala que Deus fez Davi fazer cagada, enquanto outro fala que foi o diabo.

Mario Umetsu É comum na bíblia usar-se o termo demônio (ou outros análogos) quando se refere a uma desgraça natural, a uma má intenção de uma pessoa (como "Satanás entrou em Pedro") e tantas outras ocasiões.

Na leitura original, Satanás, diabo, demônio, cada palavra dessas tem um sentido completamente diferente.

Mario Umetsu Daqui a pouco virão com o Salmo: "Os deuses dos pagãos são demônios"

Nunca leram o original em hebraico:

"Javé é Deus;
Os deuses do pagão são imbecilidades".

Num jogo de palavras entre Elilim e Elohim.




Goya - Arrependimento -  (1812)
Goya "ainda estou aprendendo" (1824)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. 💁‍♂️