13/09/2019

Música e canto na Missa?


 



O canto gregoriano virou fetiche do meio trad. Não ouvem, não entendem, não conhecem os princípios; se colocam um CD, da faixa 1 até a 17 não distinguem nada. Mas exigem e batem o pé, por um princípio quase ou completamente esotérico de que "algo acontece na alma com esses sons". Mas no fundo tudo o que sentem é sono.
Podem me espancar nos comentários. Cago e ando.


🎵


O canto gregoriano é simples e fluido, mas conceitual, muito afastado de nosso pensamento e mesmo do conceito de música tonal que hoje vigora.
É belíssimo pra quem entende e um saco para quem não entende nada e passa a missa rezando para que a música acabe logo (e até eu mesmo faço isso).


🎹



"Qual música é a mais correta para a liturgia?"
- Não sou eu quem manda nisso aí, mas em minha visão a mais correta é nenhuma. Por mim se tiraria tudo e deixaria algum som ambiente na comunhão e na saída, e olhe lá.


🎼



"Mas há santos que falam das músicas e..."
- Problema é deles. Você não come a mesma comida e nem veste a mesma roupa que eles. Música não é sacramento e nem uma evocação de forças do além. O santo foi um ser humano e gostou do que quis gostar.



🎧



Uma vez que escrevi sobre o valor acessório da música na Igreja, um músico quase me espancou em surto. Mistura da b-adagem habitual do músico com a do religioso mandão e descontrolado. Quarenta minutos depois, mandei ler de novo e ele diz: "ah! entendi errado".


🎶



Pra muita gente o canto gregoriano tem o mesmo valor artístico que o Abaporu. E falo mesmo de quem vai à missa. Errados não estão.


🎼


O canto gregoriano é uma invenção da burguesia para vender Cd's da Montfort para o proletariado.


🎤


🤲 E a galera acha mesmo que Deus tem gosto musical, grupo favorito, etc.


🎷


O saxofone é um instrumento de declarada conotação sexual por seu timbre. Salvo o som intencionalmente esganiçado que alguns jazzistas usam em suas peças, não é pra menos que nas músicas ultra românticas ele tem presença confirmada, bem como nas musiquinhas todas de RCC com seus astros de pregação. Uma audição de um minuto na música "Abraço de pai", até o ponto onde o saxofone faz seu primeiro comentário (para mim um gemido de mulher gostosa no ouvido) e a bateria entra em um ritmo hipnótico de streap-tease, deixa claro para qualquer ouvinte o bordel sonoro que é aquela música, sem prejuízo de ofegantes versos com "e te falar o que há em mim", "rasgar meu viver", "gota derramada", "ao me beijar".
Meu Deus! Como as pessoas não prestam atenção nem no que entra por suas ventas!
E isso tocado sobre pessoas de psicologia debilitada, sem defesa alguma, de frente para o ostensório!!



Mario Umetsu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. 💁‍♂️