09/01/2019

Falece Padre Quevedo (6)




Falecimento do Padre Quevedo, em 09 de janeiro de 2019

ESTADÃO


Oscar Gonzáles Quevedo Bruzan, o Padre Quevedo, morreu nesta quarta-feira, 9, aos 88 anos de idade. Relembre a seguir alguns momentos da trajetória televisiva de Quevedo, conhecido principalmente pelas suas participações em programas de TV dos mais variados canais ao longo das décadas.
Acostumado a dizer frases como "fantasmas não existem", "curandeirismo é exercício ilegal da medicina", e "a ciência não está nem a favor, nem contra: vamos ver qual é a realidade", Quevedo por muitas vezes usava um tom de ironia e deboche em suas constatações.
"Há adivinhos que cobram R$ 200 por uma consulta. Se ele é bom mesmo, porque não adivinha a sequência dos números da Mega Sena?", questionava.

Espírita, ateu e padre

Nem sempre Quevedo foi religioso. Quando criança e durante parte da adolescência, era um católico praticante. Ainda na juventude, tornou-se um espírita convicto para, entre os 26 e 27 anos de idade, tornar-se ateu, afastando-se de qualquer religiosidade.
Na sequência, retornaria para o cristianismo, tornando-se um sacerdote jesuíta, o que lhe faria se tornar conhecido como padre pelo resto de sua vida.


Padre Quevedo no CLAP - Centro Latino-Americano de Parapsicologia, em 2011.

Padre Quevedo no CLAP - Centro Latino-Americano de Parapsicologia, em 2011. Foto: Ayrton Vignola / Estadão



A variação religiosa permitia a Quevedo ter um embasamento maior que a maioria das pessoas na hora dos debates.
Em determinada ocasião na década de 1960, apostou 5 mil cruzeiros com um jornalista que negava que uma frase atribuída por Quevedo a um autor espírita fosse real.  A frase estava presente no livro Christiche e Rettifiche, de Ernesto Bolzzano, fazendo com que o padre vencesse o desafio.

Poder Oculto

Ao longo das décadas, padre Quevedo foi uma figura constante na TV brasileira, e ganhou seu primeiro programa, lançado em 5 de agosto de 1970, o Poder Oculto, exibido nas noites de quarta-feira pela TV Cultura.

Padre Quevedo, o Caçador de Enigmas

Em 2000, padre Quevedo recebeu um convite para fazer um quadro desmascarando fenômenos supostamente paranormais no Fantástico, chamado Caçador de Enigmas.
"Quero desmascarar truques e exageros: meu trabalho é de esclarecimento. O objetivo é desmistificar essa mentalidade mágica que envolve os fenômenos parapsicológicos", explicava à época do anúncio da atração.


Padre Quevedo ao lado de multidão em frente a casa na rua Aparecida Moreira César Turíbio, onde supostos fenômenos sobrenaturais ocorreram, em 2005.

Padre Quevedo ao lado de multidão em frente a casa na rua Aparecida Moreira César Turíbio, onde supostos fenômenos sobrenaturais ocorreram, em 2005. Foto: J. F. Dirorio / Estadão




Quevedo 'substituiu' o quadro do ilusionista Mister M, que fazia sucesso nos anos anteriores. Porém, rebatia a possibilidade de ser chamado de "Mister Q": "Sou o padre Quevedo e não um personagem."
Na Globo, Quevedo possuía uma cláusula de exclusividade em seu contrato que lhe permitia aparecer em outros programas de TV somente em caso de pagamento de um multa de cerca de R$ 50 mil.

Padre Quevedo confronta 'Lúcifer' (inicio do ano 2000)

Um episódio marcante de Quevedo no Fantástico foi quando ficou frente a frente a um homem que dizia incorporar o demônio Lúcifer no Rio de Janeiro. 
Quevedo questiona os motivos de o homem não falar hebraico ou aramaico, e o locutor Cid Moreira atenta ao fato de o suposto diabo usar um português um tanto quanto peculiar.


Padre Quevedo em casa na rua Aparecida Moreira César Turíbio, onde supostos fenômenos sobrenaturais ocorreram em 2005.

Padre Quevedo em casa na rua Aparecida Moreira César Turíbio, onde supostos fenômenos sobrenaturais ocorreram em 2005. Foto: J. F. Diorio / Estadão



Em determinado momento, Quevedo desafia o homem a matá-lo - no que não é bem sucedido - nos proporcionando o seguinte diálogo:
"Mate-me! Estou pedindo de joelhos."
"Tu terás aquilo que tu mereces..."
"Sem dúvidas. Mas mostre seu poder contra mim. Estou pedindo."
"Não preciso te mostrar."
"Porque não pode..."
"Posso..."
"Mostre!"
"Posso... Já te falei que você 'breves' estará no grande mundo da eternidade."
"Lógico, sou cardíaco. Algum dia eu morrerei", conclui o padre, com uma certa dose de ironia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. 💁‍♂️