05/08/2019

Demônios? (1)

📃

: "Deus estende sua Sabedoria ...

"Deus estende sua Sabedoria e governa o mundo com suavidade"

E vocês acrescentariam: "com suavidade mas aberto e negociações com frangos, charutos, danças e entregando tudo ao demônio só porque a mãe Dináh pediu e eu conheço uns feitiços "fortes" e "gente carregada"...
Mario Umetsu

📄

: "Ah, daquelas coisas ...




"Ah, daquelas coisas de espiritismo, 95% é fraude e o resto é ação de demônios!"
E quais são os casos desses 5%? Quando foi feito esse censo? Por quem? Quais os critérios?
Vi muitos autores clássicos apresentarem o número, a teoria, mas nunca os exemplos. Isso é vontade incontrolável de palpitar, onde consagrados teólogos tornam-se megafones de estupidez.
Mario Umetsu
📄

: "Mas o santo falou ...

"Mas o santo falou que o demônio faz..."

E daí? Não tem qualquer valor definitivo na prática.

- Santa Catarina de Sena disse que recebeu dos anjos a informação de que Nossa Senhora não foi concebida sem pecado original - e foi desculpada post mortem por Bento XIV, que justificou como fantasia comum da santa;

- Uma outra santa polonesa afirmou que o céu é todo feito de vidro e algodão;

- Marie Therese Noblet enfrentava ursos, cavalos e demônios. O que os circunstantes viam era ela mesma rolando no chão e batendo no próprio rosto. Conheceu o hospício;

- O papa Gregório XI manda termos cuidado com piedosos místicos, pois suas visões frequentemente vêm da fantasia e induzem ao erro. Arrepende-se de ter ignorado assessores e dado ouvidos a Santa Brígida, Catarina de Sena e frei Pedro de Aragão, que quase fizeram-no arrastar a Igreja ao cisma;

- São João da Cruz ensina a repelir toda e qualquer manifestação mística e guiar-se pela razão intelectual.

E vocês, se passam por tribulações esquisitas, que busquem seu diretor espiritual, um médico e rezar muito mais. Fazer cotação de exorcistas com opinião de santos místicos é um caminho sem acostamento e pode levar à loucura, até porque é provável que você já esteja sob neurose e não entenda nada de livros que não foram escritos para qualquer zé oreia e na prática quase sempre nada dizem objetivamente.
Mario Umetsu
📓
Catarina de Sena perante o Papa Gregório XI 
➖➖




Mario Umetsu
29 de agosto
Do ponto de vista psicológico - e isto é seríssimo - não há diferenças entre o Exorcismo Maior e o Menor, oferecido por leigos, repletos de imprecações contra os demônios e tomados pelo pressuposto de que de fato o demônio está "dentro" do sujeito.
Os danos são imensos e mesmo irreversíveis. Em pessoas suscetíveis, que inclusive são a maioria que buscam esse tipo de auxílio, cria-se o pavor e a certeza de estar especialmente atormentado pelo ser das trevas, subjugado por forças extremamente maiores que as que se têm, colabora para os automatismos e o extremo pavor que se desenvolve a partir dos próprios movimentos gerados pelos nervos que a pessoa cada vez mais reconhece como não sendo seus e consequentemente alimentando a sua enfermidade.
A bem da verdade, creio todos sabermos que o tal "Exorcismo Menor", nas mãos dos leigos em capelinhas e salinhas se torna muito maior e mais drástico do que o "Maior" propriamente dito. Sempre foi assim, e provavelmente sempre será, sob total descontrole.
Se os padres oferecem riscos com as práticas clássicas, que se dirá dos leigos, crentes de toda sorte de feitiçaria, sem qualquer formação específica em qualquer campo relacionado?
Com a palavra, uma sumidade em teologia na competência de exorcista, pe. Joseph de Tonquedéc:


➖➖




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. 💁‍♂️