10/04/2019

Misticismos, falsos carismas, falta de fé.

Menos Shandaray... Mais Carbolitium... Mario Umetsu.


🙏__________________________________


Os fatores de inibição cortical transmarginal/ ultradivisória/ ultramaximal como fatores humanos são observados em todos os segmentos do catolicismo. Que não se suponha que no tradicionalismo não deva havê-lo tão somente pelas consagradas práticas piedosas, desde que de fato não há espaço para fadiga neurológica na missa, mas as conversas de canto são quase que invariavelmente malucas, desconexas, exageradas e habitadas por ultranervosos tanto ou mais que na Renovação Carismática. A diferença é que nesta há todo um ritual propício para desencadear surtos e neuroses ligado à missa e às orações mais comuns, enquanto que no tradicionalismo frequentemente ocorre uma explosão de informações e regras que as pessoas mais comuns da modernidade não conseguem ter tempo de absorver e aceitar, mas engolem como água de afogados no oceano, e sucumbem pela falta de oxigenação, além do fato de que pessoas que se desiludiram com a vida como um todo vêem no ambiente tridentino um excelente meio para fugir do comum e ao invés de saberem que estão doentes, creditam seus sintomas aos demônios e vão sucumbindo cada vez mais que percebem que as práticas piedosas não lhes curaram as tais armadilhas diabólicas.
Mario Umetsu

_💁‍♂️__________________
Mais da metade dos religiosos mais malas, cricas, puritanos e persecutórios deste Facebook hoje postam fotos de biquíni, cheio de bebidas nas mãos e indo à missa nova - antes odiada e razão de inferno na vida de outrem - sem prestar quaisquer situações ou desculpas. Deduzo que nos próximos meses essa índice crescerá. É uma tendência comum e natural para quem observa e acompanha.
Um outro puritano muito famoso como professor de história, flagrei comentando as fotos imodestas de uma longínqua amiga minha de infância que ninguém tinha em comum.

Mas nem tudo é hipocrisia. Fora as doenças psiquiátricas que facilmente explicam determinadas condutas, há o fator descoberto por Pavlov e desenvolvido por William Sargant, de Heusch e Roger Bastide que pessoas submetidas a pressões psicológicas muito grandes podem sofrer uma inibição cortical protetora que, automaticamente, ou inverte a sensibilidade das pessoas (tornando-as insensíveis aos dramas da vida e absolutamente perturbáveis por futilidades) e é chamado de paradoxal, ou inverte todo o substrato moral de seus valores e crenças, a chamada "inibição ultraparadoxal".

O Brasil é um país de fanatismos, e destes a resposta é proporcionalmente alta entre os que entram em estado de parafuso e os que saem incólumes. Alguns temperamentos suportam desinverter tal lavagem cerebral, e outros tantos sofrem uma inibição ainda maior e não saem da apatia emocional nunca mais.
Mario Umetsu
🔵🔵🔵

E não, eu não tô zoando. Em Igrejas a atenção sobre novas amizades deve ser redobrada, desde que é comuníssimo a frequência de esquizofrênicos, paranoides, estelionatários (patológicos ou não), distímicos, psicopatas, dissimulados e aproveitadores sociais de toda sorte. Eu mesmo fui vítima ou surpreendido por todos esses tipos mais de trinta vezes antes de me apartar para observar o fenômeno e seus motivos.

Quem é que nunca conheceu pelo menos umas cinco pessoas que um dia tem um valor e crença e do nada passam para o lado mais oposto possível? Que dá a própria vida para ser reconhecido como místico? Que tem uma "conversão" relâmpago e sai fundando comunidades com leis rígidas e malucas que em nada dizem respeito à fé católica (ou qualquer outra que seja)?
Mario Umetsu
➖➖➖

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. 💁‍♂️